domingo, 10 de junho de 2012

Gêneros literários

Crônica

As crônicas são textos exclusivos para os jornais, pois elas trabalham com o factual (de curta duração). O cronista escreve sobre fatos, elaborando um texto geralmnete curto, em que críticas, sátiras, indiretas e afins, podem ser inseridas. O escritor de crônicas costuma contar uma situação de forma bem simples, mostrando sua visão do mundo.

Alguns estudiosos afirmam que o cronista deve estar antenado em tudo o que acontece, pois ele escreve a respeito das coisas cotidianas. Contudo, não precisa ser especialista em um assunto específico, apenas saber relatar um tema corriqueiro, para que as pessoas consigam compreender.

No século XIX, as crônicas faziam parte dos jornais impressos. Um exemplo disso é o jornal francês Journal de Débats, de Paris, onde iniciou a prática. Existem diversos tipos de crônicas: a descritiva, humorística, dissertativa, narrativa, narrativo-descritiva, lírica, poética, jornalística e histórica.

 - As descritivas discorrem detalhadamente uma situação, aflorando uma capacidade de imaginação do leitor, fascinante;

 - As narrativas são casos narrados em primeira ou terceira pessoa;

 - Crônicas narrativo-descritivas, além de narrar um fato, conta-o com muitos detalhes;

 - As dissertativas trabalham com argumentos para o lado sentimental, provocando uma certa excitação no leitor. Ela pode vir em primeira pessoa do singular ou plural;

 - As humorísticas possuem um caráter cômico ou irônico em relação aos acontecimentos;

 - A lírica aborda o lado mais espiritual do ser humano, os sentimentos e emoções do cronista são descritos. Já a poética tem a estrutura estilística em versos;

 - Crônicas jornalísticas apresentam alguns pontos mais aprofundados das notícias e acontecimentos;

 - As históricas contam os fatos históricos ou mesmo reais.

No Brasil, encontram-se diversos cronistas como Machado de Assis, Rubem Braga, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e outros. 

Fonte: Gêneros literários. Disponível em: http://generos-literarios.info/mos/view/G%C3%AAneros_Liter%C3%A1rios%3A_Narrativo/. Acesso dia 10 junho de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário